Como vender serviços?

Cytoon Photography / Unsplash

Eu nunca gostei muito de vender. Na verdade, eu não gostava de nada relacionado a vendas, de maneira geral. Tendo crescido com a época do telemarketing, eu sempre senti como se vendas fosse sobre alguém me empurrando algo que eu não precisava, querendo pegar meu dinheiro a qualquer custo.

Aos 28 anos comecei a trabalhar em uma função que, apesar de não ser explicitamente na área comercial, se parecia muito com a função de hunter. Eu era responsável por prospectar empresas, e simplesmente adorei minha rotina de trabalho e todas as coisas que aprendi. Logo percebi que vender não precisa ser um bicho de sete cabeças e qualquer pessoa consegue aprender, se quiser.

Hoje, trabalhando com empreendedores, vejo que uma dor comum de quem pretende ofertar algo é: como vendo meus serviços?

Vamos começar, primeiro, com um ajuste conceitual:

Venda = dinheiro caindo na sua conta.

Se você não fechou um negócio e seu cliente não te pagou, você não vendeu. É simples assim, mas nós frequentemente nos esquecemos disso.

Dito isso, também precisamos de alguns ajustes de mentalidade:

Não há nada de errado em vender.

Sim, esse pra mim é o principal ajuste que precisa ser feito. Vendas servem para nos proporcionar a remuneração financeira pelo que ofertamos às pessoas. Se não vendemos, não temos um negócio de verdade rodando.

No entanto, muitos de nós temos o mesmo sentimento que mencionei acima: o de que vendas são incisivas, vendas são invasivas, vendedores só pensam em dinheiro, e muitas outras coisas. Às vezes já sabemos o que queremos comprar, e não precisamos de vendedores. Às vezes tentam nos vender algo que não é tão interessante, o que também é super normal.

Mas a verdade é que vendas existem para que as negociações sejam feitas, então, voltando ao que há de mais básico: vendas precisam acontecer para que tenhamos acesso aos produtos e serviços que melhoram a nossa vida. Essa é uma verdade simples que todo empreendedor deve ter em mente, para que não se sinta mal ou culpado ao oferecer seus serviços.

Por fim, vamos então às principais dicas para quem quer vender serviços:

1. Escute seu cliente, o máximo que você puder. Faça uma proposta que se adeque às necessidades dessa pessoa

Algo fundamental quando falamos em venda de serviços é o fato de que a troca é sempre mais sobre o outro do que sobre nós mesmos. Como um prestador de serviços, você deve entender ao máximo as necessidades e dores do seu cliente, para que você possa convencê-lo de que você tem a solução perfeita para ele (e você tem!).

2. Tangibilize os benefícios do serviço para o seu cliente

Quando se vende um serviço, geralmente a pessoa não consegue ver, tocar ou experimentar o que está sendo ofertado, como acontece com produtos. Sendo assim, é nosso trabalho explicitar o máximo possível os benefícios, transformações, melhorias ou quaisquer outras vantagens que nossos clientes terão ao usufruir do serviço.

3. Faça com que sua história, seu nome ou sua marca cheguem antes às pessoas

Essa, para mim, é a dica mais importante de todas. É muito mais fácil vender um serviço quando as pessoas já sabem alguma coisa da nossa oferta de antemão. Aqui, usamos a nosso favor o poder das indicações, do “boca a boca” e da reputação. Mesmo que você ainda não tenha tido clientes, algo que você pode começar a fazer é comunicar amigos, família e conhecidos do seu serviço. Apareça, faça seu nome ser lembrado e já estar na cabeça das pessoas – quando você for ter uma conversa oficial de vendas, a abordagem não vai ser “do nada” e muito do seu trabalho será facilitado.

Se você gostou dessas dicas, ou se está enfrentando desafios na sua jornada empreendedora, me conte por email ou whatsapp. Vou adorar conversar com você e saber como posso te ajudar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: