
Quem me conhece sabe não sou adepta do discurso de que é necessário economizar a qualquer custo.
Definitivamente não é algo que eu recomendo para meus alunos – especialmente os que estão buscando empreender, e portanto precisam de uma mentalidade voltada para a expansão, e não para a escassez.
Tudo isso por um simples motivo: o caminho da riqueza e da prosperidade não se dá por meio das economias. É perfeitamente possível enriquecer sem ser o tipo de pessoa que economiza. E de maneira geral, é muito mais efetivo focar na geração de mais riqueza do que na redução do que já temos.
MAS…
Atualmente, estou passando por diversas mudanças na vida. Mudanças essas que me levaram a uma situação financeira diferente da que eu estava acostumada há vários anos.
Tudo isso me obrigou a olhar para as minhas próprias finanças de um jeito minucioso. E eu concluí que deveria economizar em alguns dos meus gastos atuais. Então, eu:
- Coloquei todos os meus gastos mensais de janeiro de 2023 em uma planilha, para que eu pudesse analisá-los. Atualmente faço isso poucas vezes durante o ano – e geralmente o faço apenas para ter uma noção um pouco mais exata do que eu gasto.
- Fiz o “downgrade” da assinatura de um dos serviços de streaming, o qual eu assinei um pacote mais completo só pra assistir a um jogo de vôlei. Eu nunca mais usei os serviços extras desse streaming, portanto era um gasto facilmente dispensável.
- Cancelei um serviço de streaming musical que eu assinei apenas porque a qualidade de som era melhor. E sim, eu já assinava outro streaming de música.
- Resolvi cozinhar mais refeições em casa para economizar com restaurantes e ifood.
- Decidir cortar mais dois gastos que compreendem atividades domésticas que eu mesma posso fazer.
É importante ressaltar que não decidi essas coisas com o objetivo estrito de sobrar dinheiro no fim do meu mês. Eu fiz tudo isso apenas com o objetivo de colocar minha cabeça novamente em uma mentalidade de prosperidade.
Cada pessoa tem algo que a deixa com o sentimento de que ela possui muito dinheiro e que é capaz de fazer mais dinheiro no futuro. No meu caso, olhar para minhas contas e saber que vai sobrar grana no fim do mês é algo que me deixa tranquila em relação ao meu futuro, e, portanto, me faz entrar de novo em um fluxo positivo de emoções.
E essa principal distinção – a intenção, ou o objetivo por trás do ato de economizar – é o que difere a economia com a mentalidade de escassez da economia com a mentalidade de prosperidade.
Sendo assim, economizar é necessário geralmente em momentos de mudança, no qual estamos lidando com várias incertezas e precisamos nos policiar para não deixar essa incerteza virar medo, principalmente o medo da escassez.
Espero que esse texto tenha te ajudado. Tenha uma ótima semana, e feliz fevereiro de 2023!