O Ponto de Virada

Esses dias estive conversando com alguns amigos e clientes e concluí que em algum momento das nossas vidas acontece algo ao qual eu dou o nome de ponto de virada. 

O ponto de virada é aquele momento no qual você decide, com todas as suas forças, que vai mudar sua condição financeira. A partir desse momento, você fica disposto a fazer o que quer que seja necessário. Você decide que não tem mais volta, pois não faz o menor sentido continuar com as coisas do jeito que estavam. 

No meu caso, esse momento aconteceu entre os anos de 2019 e 2020. 

No final de 2018, eu estava convencida de que o mundo ia acabar e de que eu provavelmente nunca iria me aposentar. De que todos os recursos naturais do mundo iam se esgotar, o sistema capitalista ia implodir e por isso não fazia sentido pensar em dinheiro ou no futuro. 

Acontece que não ter perspectiva é um dos piores lugares mentais que podemos estar. 

Não sei se o sistema capitalista vai acabar ou como nós lidaremos com os recursos escassos do futuro. Mas sei que esse sistema existe hoje, e estando nele eu preciso fazer o melhor para viver bem e planejar o futuro com base nas premissas que consigo ter hoje. 

Percebi que a única pessoa que estava sendo prejudicada por não correr atrás do meu dinheiro no presente, era eu mesma, tanto do presente quanto do futuro.

Não foi um processo fácil. Eu testei diferentes formas de ganhar dinheiro, fiz várias contas na minha cabeça, e decidi ir atrás da minha própria felicidade. Meu plano inicial era fazer doutorado no exterior, então eu comecei a estudar e fui até onde me foi possível, pesquisando a fundo os programas e as universidades, para no fim entender que eu não era qualificada o suficiente para as bolsas que queria (mas eu insisti até ter uma resposta – essa é a parte mais importante). 

Depois explorei as possibilidades de ganhar dinheiro na bolsa de valores, até concluir que necessitaria de capital para poder operar de maneira lucrativa (de novo, eu insisti até ter uma resposta). 

Por fim, resolvi começar uma nova graduação, com o objetivo de me qualificar para entrar no mercado de trabalho como estagiária e mudar, nem que fosse aos poucos, meu patamar financeiro. 

Um mês após começar a estudar eu fui chamada para três entrevistas na mesma semana, sendo uma para uma vaga de analista na minha área de formação, e as duas outras para estágio – e a moça da última empresa já pediu que eu levasse minha carteira de trabalho. 

O resultado? Consegui a melhor vaga para a qual eu tinha me candidatado. E tudo isso foi 5 anos depois de já estar formada, e 2 anos estando afastada do mercado de trabalho.

Depois de contar um resumo da minha história, quero deixar, então, 5 aprendizados: 

  1. Você saberá quando está no ponto de virada. É o ponto no qual não existe outra opção a não ser vencer. 
  2. Nos dar perspectiva de um futuro bom é uma das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmos e as pessoas que amamos. Não deixe que fatores externos te convençam de que não há coisas boas esperando por você.
  3. Se você teve uma ideia, ou um plano, insista nele até que ele de certo, ou até o momento no qual você consegue ter uma resposta. Mesmo que a resposta seja que esse plano não é o ideal pra você. 
  4. Quando mudamos nossa maneira de pensar e nos colocamos em movimento de maneira determinada, os ventos sopram a nosso favor.  
  5. A postura mental é um dos fatores mais determinantes nesse momento de virada. 

Se você concorda com os pontos acima, ou já viveu algo parecido, comente, compartilhe, me diz o que você pensa sobre o ponto de virada. Vou adorar ouvir sua história. Me chama no Whatsapp ou me manda um e-mail

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: